top of page

Planilhas da Qualidade

Com essa metodologia itens mais importantes de um estoque recebem um tratamento especial. A Curva ABC é exatamente baseada no princípio de Pareto. A relação 80-20 não é perfeitamente exata mais você pode fazer aproximações e encontrar importantes concentrações nos dados que vão permitir um melhor planejamento das operações de estoque.

O Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito) também conhecido como espinha de peixe, muito utilizado na identificação de causas-raízes de problemas, uma planilha com um modelo para impressão em A3 está disponível no arquivo. Apresentamos também a análise de dados através de um histograma em Excel.

​A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou

impacto, os quais são normalmente em menor número .

No gráfico podemos ler de que forma estão distribuídos os clientes, note que mais de 80% do total de vendas está concentrado em 33% dos clientes, e é esta a análise para a qual se destina a curva ABC.

Um fluxograma é uma sequência lógica de procedimentos inter-relacionados cujo objetivo é orientar a execução de uma tarefa ou atividade. Fluxogramas servem para tornar o processo decisório e executivo simples, direto e claro. Fluxogramas são frequentemente utilizados no meio científico e empresarial para sistematizar rotinas e tarefas, no entanto, podemos aplicar esse conhecimento em nossas vidas também, estruturando a execução de atividades rotineiras que realizamos, assim como as ações sequenciais que precisaremos executar para atingir nossas metas pessoais.

Esta é uma planilha de folha de verificação amparada ao gráfico de parereto. Não é possível tomar decisões acertadas ou propor planos de melhoria com base apenas em suposições e argumentos que não estejam fundamentadas em fatos e dados. Por exemplo, quando um funcionário comenta que o serviço de entrega está ruim, não é possível saber se isso é fato ou opinião, não suportada por qualquer evidência objetiva.

O arquivo é simples, composto por duas abas. Na primeira você só precisa digitar os nomes das causas e a quantidade de vezes em que ocorreu, não precisa estar ordenado, há espaço para até 27 nomes, porém se você precisar pode acrescentar mais linhas. Depois é só clicar em atualizar que a macro se encarrega de ordenar de forma decrescente as causas em função do número de ocorrências e gerar o gráfico de Pareto que aparecerá na segunda aba.
 

A relação 80-20 não é perfeitamente exata mais você pode fazer aproximações e encontrar importantes concentrações nos dados que vão permitir um melhor planejamento das operações de estoque.​

Com algumas implementações.

Planilha para auxiliar como Indicador de controle de manutenção.

Esta é uma planilha de folha de verificação, (sem gráfico). Não é possível tomar decisões acertadas ou propor planos de melhoria com base apenas em suposições e argumentos que não estejam fundamentadas em fatos e dados. Por exemplo, quando um funcionário comenta que o serviço de entrega está ruim, não é possível saber se isso é fato ou opinião, não suportada por qualquer evidência objetiva.

bottom of page